Nova pagina 1

Copas de 2000 a 2012

www.assueriosilva.com

 






Untitled Document

Visitas desde
março de 2001

 


Bem, amigos da velocidade, a emoção da velocidade máxima em duas rodas recomeçou!

Fonte: APSBK

Por doze anos ininterruptos a APSBK, para quem não conhece ainda, a Associação de Pilotos de Superbikes, tem realizado a Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes.
Nestes doze anos, o motociclismo no Brasil mudou muito e para melhor.

Ao longo desse período, vimos muita coisa mudar, alguns campeonatos nasceram, outros perderam a importância e morreram, novos patrocinadores entraram no esporte, empresas que percebem uma nova realidade do mercado motociclístico mundial aonde o Brasil se tornou uma estrela e a beleza plástica da motovelocidade que conquista cada vez mais aficcionados, dia após dia.
Hoje temos campeonatos mais bem organizados, motos mais bem equipadas, equipes mais bem preparadas, enfim, um cenário a altura dos países mais desenvolvidos, digno das palavras “motociclismo de competição”.

E, temos certeza de que a Copa APSBK de Superbikes ao longo desses doze anos colaborou muito com essa mudança.

A APSBK trouxe o formato do mundial de SBK para o Brasil, com duas corridas de pontuação independente, o que permite ao piloto participar de duas corridas com apenas um deslocamento de sua equipe, otimizando recursos e maximizando a exposição junto às diversas mídias publicitárias.

Também conseguimos estabelecer um regulamento técnico pouco restritivo, o que valoriza o trabalho dos preparadores, o talento dos pilotos e que é, ao mesmo tempo, de fácil controle.

Essas pequenas inovações foram rapidamente adotadas por outros campeonatos, a ponto de hoje em dia, uma moto acertada para correr a Copa APSBK, está pronta para participar de qualquer outra competição dentro ou fora do Brasil.

Alem disso, o nível de pilotagem exigido para estar entre os primeiros é muito alto, fazendo com que subir em um pódio na Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes, seja um resultado importante no currículo de qualquer piloto.

Por isso que todos os principais pilotos do Brasil que correm de superbike e alguns campeões nacionais de outros países, participam ou já participaram de provas da Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes.

Mas ainda há muito para crescer!
É preciso lembrar os sonhos do início da APSBK, daquela meta que parecia distante, implementar um verdadeiro intercambio entre os pilotos dos países mais próximos.

Isso já vem acontecendo durante esses doze anos com a presença constante de vários pilotos argentinos, uruguaios e chilenos no grid da Copa APSBK. E em 2011 desejamos intensificar esse contato que trará grandes benefícios a todos os pilotos e equipes.
Devagar e sempre, trabalhando como fizemos até agora, vamos chegar lá, se Deus quiser!

Ah, mas já íamos esquecendo!

Sim, aconteceu em Curitiba-PR  nos dias 16 e 17 de abril, a 1ª etapa da Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes, edição 2011.

E novamente, o sol colaborou para a realização de belas corridas de moto, trazendo ótimas disputas dentro da pista.

Sábado, 16-04
Os treinos foram tranqüilos na parte da manhã, com os pilotos acertando os seus novos equipamentos.
A grande novidade nos boxes era a grande presença das motos alemãs da BMW.

A qualidade da nova S 1000RR era comentada por todos, pois alem de ser dona de um ótimo chassi e um potente motor, ela é a superbike com mais recursos eletrônicos à disposição dos pilotos atualmente.
E falando de motos, nos boxes tínhamos cinco marcas muito bem representadas.

Honda, Kawasaki, Suzuki, Yamaha e BMW eram montarias de ótimos pilotos.
Para ficar igual ao mundial de SBK, só faltaram as Ducati e as Aprilia.
No treino classificatório, o melhor tempo geral ficou com o gaúcho # 62 Sarin Carlesso com 1.24:545, comandando uma Suzuki GSXR 1000, logo na sua estréia na Copa APSBK!

Na segunda posição vinha uma das promessas da Copa APSBK, o garoto de 18 anos #25 Victor Moura com 1.25:727 pilotando uma Honda CBR1000RR alugada!

O dono da terceira posição era #71 Gilberto “Gadão” da Silva Jr. e sua BMW S 1000RR, a menos de dois décimos de segundo atrás de Victor!
Na quarta posição, estava o campeão brasileiro de 2009, # 34 Bruno Corano e sua Suzuki GSXR 1000.

A quinta posição era do atual campeão da Copa APSBK, # 1 Gustavo “Gringo“ Rodriguez que estreava a sua novíssima BMW S 1000RR.

Em sexto lugar, estava o campeão de 2010 da categoria escola que agora corre na SBK-PRO, # 118 Leocir “Léo” de Oliveira e sua Honda CBR 1000RR.

O pole position da categoria SBK-IE, a categoria Inter Escolas, criada para ex-alunos de escolas de pilotagem, foi o também estreante #16 Arthur Motter de Suzuki GSXR 1000 e # 227 Ayrton Zanon Jr.com sua Suzuki GSXR 750 era o pole position da categoria SS 750, aberta às motos de 600cc a 750cc.

Primeira Corrida:
O regulamento da APSBK diz que a partir de 30 motos, o grid deverá ser formado com três motos por fila e nessa etapa tínhamos 34 motos alinhadas. Bonito de se ver!

Alem de bonito, notava-se que a renovação de pilotos está acontecendo em 2011, pois os dois primeiros colocados, jovens pilotos, estavam largando na frente de quatro campeões!
Bom, tudo pronto............Luz Vermelha...................Laarrrgaaraamm!!!
Usando de sua experiência # 34 Bruno Corano se aproveitou da confusão na primeira curva e foi para a ponta com # 62 Sarin Carlesso o seguindo. Em terceiro, vinha o jovem # 25 Victor Moura com # 71 Gilberto “Gadão” da Silva Jr. na mesma balada.

Acompanhando o pelotão, #56 Juracy Rodrigues e sua Kawa ZX 10 que largou muito bem, pulando da 12.a posição, seguido por #118 Leocir de Oliveira, #181 Everton Felizardo e # 1 Gringo que largou muito mal e conseguiu o oitavo lugar só no final da primeira volta.

Durante as primeiras voltas, enquanto os três líderes só se estudavam, encontrando um ritmo de corrida, o pau comia mais para trás. #56 Juracy foi rapidamente engolido por #118 Léo e por #181 Everton, que perderia a sua posição para # 1 Gringo em seguida.

O atual campeão # 1 Gringo, que sofria com a sua BMW não totalmente acertada, conseguiria chegar ao quinto lugar. Mas com os líderes já longe, aquele atraso na largada selaria o seu destino nessa primeira corrida.       

Na ponta, o ataque de #62 Sarin Carlesso ao líder começou na quando eles chegaram aos primeiros retardatários. Mais atrás, com uma pilotagem impecável, #71 Gadão ultrapassou #25 Victor Moura e ainda bateu o recorde do circuito, virando em 1.23:753 com a sua BMW, mostrando que podia brigar pela vitória.

Era impossível acompanhar todas as disputas que aconteciam pela pista. Grupos de quatro, cinco, sete motos se formaram, trocando de posições a cada curva, a cada freada.

Em um desses grupos vinha #16 Arthur Motter que era o primeiro na SBK-IE, a categoria criada para os alunos de escolas de pilotagem e lutava a cada curva com os primeiros da SS7, motos de 600cc a 750cc, #711 Aloysio Coutinho e # 36 Emerson Vaz.

Voltando para a ponta da corrida, # 62 Sarin tentou várias vezes e... conseguiu ultrapassar # 34 Bruno Corano, se tornando o novo líder da corrida. Mas, enquanto os líderes disputavam a ponta, #71 Gadão veio ganhando terreno e também conseguiu ultrapassar #34 Corano.
Agora era só focar no estreante # 62 Sarin Carlesso!

E assim foi. #71 Gadão tinha um ritmo fantástico e estava a um segundo de #62 Sarin quando faltavam três voltas.
Quando os ponteiros começaram a abrir a 13.a volta, #62 Sarin Carlesso comete um erro e cai na entrada da reta oposta, pondo tudo a perder.

Mas, o piloto gaúcho tem sorte, muita sorte mesmo!!
No acidente, o motor da Suzuki de #62 Sarin quebrou, deixando uma poça de óleo e gasolina bem no traçado.

A direção de prova, avisada pelos fiscais de pista, optou por interromper a prova por motivo de falta de segurança, considerando a prova completada com a pontuação total. Nesses casos de interrupção de prova, o resultado final é determinado pela ordem de colocação da volta anterior, logo... #62 Sarin Carlesso venceu a prova!

Foi um resultado estranho, pois embora #62 Sarin tenha pilotado muito bem, podendo até vencer a prova, o fato é que, devido ao acidente, ele não a completaria.
E, certamente o próprio Sarin Carlesso, que nada teve a ver com a decisão final, teria preferido disputar até a última curva, mesmo que o resultado não fosse uma vitória
Mas, o regulamento é soberano.   

Classificação geral da primeira corrida:
1)# 62 Sarin Carlesso – Vip Car Renault/Vip Car Nissan
2)# 71 Gilberto “Gadão” da Silva Jr. – Jean Car
3)# 34 Bruno Corano - TNT/ Suzuki Máxima/Pirelli/Shark/Motoschool
4)# 25 Victor Moura – TVA/Big Alves/Art Store/MF Confecções
5)#   1 Gustavo “Gringo” Rodriguez – Grinbreakes/Galfer/Motosprint

Classificação da primeira corrida por categorias:
SBK PRO                                                                 SBK IE
1)# 62 Sarin Carlesso                                  1) # 16 Arthur Motter
2)# 71 Gilberto “Gadão” da Silva Jr.              2) #174 Robson Assunção
3)# 34 Bruno Corano                                   3) # 17 Reynaldo Mendes

SS 750
1)#711 Aloisyo Coutinho
2)#  36 Emerson Vaz
3)#  77 Rodrigo Vanzo

Domingo 17-04
Segunda Corrida:
Apesar do episódio da interrupção de prova, a corrida de sábado apresentou um belo espetáculo com disputas ferrenhas por várias posições e tudo levava a crer que essa segunda corrida também prometia.

Porem, o grid desta segunda corrida, que é formado pelo resultado da corrida anterior, não teria a presença do vencedor da corrida da véspera #62 Sarin Carlesso, pois no tombo da primeira corrida, o bloco do motor de sua moto rachou, impedindo a sua participação na corrida de domingo.

Victor Moura, numeral # 25, resolveu comemorar a sua boa colocação indo jantar em uma churrascaria e acabou com uma intoxicação alimentar e corria o risco de ser impedido de largar pelo serviço médico da prova. Mas, na última hora, acabou sendo liberado para largar. # 25 Victor largava em quarto lugar e, sem a presença do primeiro colocado, estava sem ninguém à sua frente!

Bom, tudo pronto.........Luz vermelha ....... e laaarrrgaaaraam!!
Nos primeiros metros # 34 Bruno Corano e # 25 Victor Moura largaram bem. Já as BMW de # 1 Gringo e de #71 Gadão ficaram ligeiramente para trás, superados pelo surpreendente #56 Juracy Rodrigues!

#56 Juracy com sua Kawa ZX-10 saiu da 10.a posição, freou lá dentro no final da reta e liderou a primeira volta na frente dos campeões!
Mas, sonho bom também acaba e #56 Juracy acabou sendo engolido pelo pelotão que era encabeçado pelo atual campeão da Copa APSBK, #1 Gringo que, de sábado para domingo, parecia ter achado algo a mais na sua BMW. O #34 Bruno Corano, #71 Gadão e #25 Victor Moura vinham logo atrás seguidos por um pequeno pelotão que tinha # 3 Norman Magnani, também largou bem, # 118 Leocir de Oliveira, #181 Everton Felizardo, #56 Juracy e um alucinado #52 Michel Keller que, por problemas na primeira prova, havia alinhado no penúltimo lugar do grid da corrida de domingo!

Gadão #71 estava com o melhor ritmo dessa etapa e atacou #1 Gringo que resistiu um pouco, mas acabou perdendo a primeira posição, enquanto #34 Bruno segurava os ataques de #25 Victor Moura.

Na terceira volta, # 118 Leocir, que havia se livrado daquele pelotão, não agüentou a pressão e perdeu a quinta posição para #52 Michel Keller. Mas, logo depois, # 52 Keller caiu muito forte na primeira perna do S de alta e sua moto acabou parando no asfalto, derramando toda a água do radiador e fluído de freio, bem na tangencia da segunda perna, num dos pontos mais rápidos do circuito! Mas, tudo bem com o piloto.

Nova bandeira vermelha, mas agora com teríamos uma nova largada, com mais doze voltas válidas.
Por conta do ponto perigoso aonde houve o derramamento de líquidos da moto de # 52 Keller, a direção de prova optou por manter uma bandeira amarela no S de alta, impedindo assim que qualquer piloto forçasse uma ultrapassagem ali.
Luz vermelha........., apagou e laaaarrrgaaraaam!!
Depois de algumas disputas, # 71 Gadão assume a ponta, com # 1 Gringo em segundo, fazendo uma dobradinha para a nova BMW S 1000RR.

Mais atrás, # 25 Victor que havia relargado melhor que #34 Corano, lutava para se manter em terceiro, mas após encontrar um retardatário bem na saída do trecho com bandeira amarela, perdeu velocidade e foi ultrapassado pelo experiente #34 Corano. Mesmo assim, na linha de chegada, a diferença entre os dois foi de apenas três décimos de segundo!

É, definitivamente, está havendo uma renovação de pilotos!     
Na SBK-IE, # 16 Arthur Motter depois de uma renhida disputa com #174 Robson Assunção, levou o primeiro lugar dessa categoria em cima da linha de chegada, por apenas 146 centésimos de segundo!
Na SS7, #711 Aloysio Coutinho repetiu a dose, vencendo as duas corridas desta etapa. Em segundo, veio #36 Emerson Vaz e em terceiro, #77 Rodrigo Vanzo, todos de Suzuki GSXR 750.     

Classificação da segunda corrida:
SBK PRO
1)# 71 Gilberto “Gadão” da Silva Jr. – Jean Car
2)# 1  Gustavo “Gringo” Rodriguez – Grinschool/Rev´it/Motosprint/Botas Forma
3)# 34  Bruno Corano – TNT/ Suzuki Máxima/Pirelli/Shark/Motoschool

SBK IE
1)# 16  Arthur Motter –
2)#174 Robson Assumpção – Churrascaria Represa
3)# 50 Fernando Tomilheiro – MBR/Spaal/Metaltecnica Sul/Motoschool

SS 750
1)# 711 Aloisyo Coutinho – Fuel Racing
2)#  36  Emerson da Silva Vaz – Sumatra Surf Co.
3)#  77  Rodrigo Vanzo – Roger Pneus/Suzuki MegaMotos / NOS Energy Drink

Foi realmente surpreendente o desempenho dos novos valores que estão chegando. Tanto # 25 Victor Moura, que enfrentou as dificuldades de andar com uma moto alugada e uma indisposição estomacal, quanto # 16 Arthur Motter, que veio de Cuiabá para estrear nas pistas com vitória em uma corrida muito disputada, ou mesmo a turma de Londrina com os bons valores de # 3 Norman Magnani, # 15 Fernando Rossi e o mestre do “holeshot” #56 Juracy Rodrigues, mostraram uma garra típica de quem gosta de acelerar, de piloto mesmo!

A Copa APSBK dá as boas vindas a esses novos nomes e torce para que eles participem de todo o campeonato, pois é em pistas desconhecidas, em novos desafios, que se forja o talento do verdadeiro piloto.    

Para saber mais sobre a Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes, ver fotos das corridas e detalhes dos bastidores, entre no site www.apsbk.com ou mande um e-mail para apsbk@apsbk.com.br para se cadastrar e receba as notícias diretamente na sua caixa postal eletrônica.

A próxima etapa da Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes será no sinuoso autódromo de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, nos dias 28 e 29 de Maio.
Não percam!   
Encontraremos-nos lá!!

 

www.assueriosilva.com