Fonte: APSBK
Bem, amigos da velocidade, aconteceu em Curitiba-PR nos dias 4 e 5 de setembro, a 5ª etapa da Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes 2010.
E novamente, o sol colaborou para a realização de belas corridas de moto, trazendo boas disputas dentro da pista.
Sábado, 04-09 Os treinos foram tranqüilos na parte da manhã, com os pilotos evitando desgastar o equipamento sob o sol forte do veranico em pleno final de inverno em Curitiba.
No treino classificatório, o melhor tempo geral ficou com o # 88 Diego Pretel com 1.25:425, comandando uma Honda CBR 1000. Na segunda posição vinha #77 Jaime Cristobal com 1.25:827, seguido por # 1 Gustavo Rodriguez a apenas 18 milésimos de segundo atrás!
Mas, a grande surpresa do final de semana foi o piloto # 121 Joniran Saling da categoria SS1000, que fazia a sua estréia nas pistas largando no quarto lugar geral, à frente de pilotos muito mais experientes!
O pole position da categoria SBK-IE, a categoria Inter Escolas, criada para ex-alunos de escolas de pilotagem, foi #17 Reynaldo Mendes e # 118 Leocir de Oliveira e sua Suzuki GSXR 750 eram os primeiros na categoria SS 750, aberta às motos de 600cc a 750cc, largando na sétima posição geral.
Primeira Corrida: Com as motos alinhadas no grid de largada, notava-se a falta do pole position # 88 Diego Pretel que desistiu desta etapa por conta de um problema insolúvel com a sua bomba de freio. Uma pena, pois a diferença de menos de meio segundo entre os três primeiros, era uma promessa de boas disputas dentro da pista!
Bom, tudo pronto............Luz Vermelha...................Laarrrgaaraamm!!! # 18 Gustavo “Gringo” Rodriguez não deu mole para ninguém e foi para a ponta com # 771 Jaime Cristobal o seguindo. Em terceiro vinha o estreante # 121 Joniran Saling, # 2 Élson Tenebra que fez a melhor largada do grid, #70 Ricardo Castropil, #288 Bruno da Silva e # 114 Daniel Lenzi Carneiro, que segurava na unha o surpreendente garoto # 117 Danilo Lewis, a bordo da primeira Hornet 600cc. Quem largou muito mal foi o líder da SS 750, # 118 Leocir “Léo” de Oliveira, que fechou a primeira volta na nona posição.
Na segunda volta, #771 Jaime Cristobal consegue a ponta, com #18 Gringo o seguindo de perto e começam a abrir do resto do pelotão que agora é liderado por #288 Bruno da Silva com o estreante catarinense #121 Joniran “Joni” Saling colado na sua roda.
Mais atrás, #114 Daniel Carneiro já tinha se livrado de # 70 Ricardo Castropil e #117 Danilo Lewis que travavam uma luta desigual que duraria a corrida inteira. #117 Danilo passava nas curvas do miolo, mas nas retas #70 Castropil fazia valer a potencia de sua 1000cc. O piloto #118 Leocir enfrentou uma pequena batalha para passar # 36 Emerson Vaz e começou a sua corrida de recuperação, logo chegando na briga de # 70 Castropil e #117 Danilo.
Enquanto isso, a briga pela ponta esquentava de uma vez! #18 Gringo ataca e ultrapassa #771 Cristobal para ser ultrapassado na volta seguinte. E o ritmo dos ponteiros aumenta a cada volta com os dois se revezando na ponta e na luta pela melhor volta da corrida. A briga era tão intensa que nenhum dos dois consegue fechar duas voltas na liderança e, muitas vezes, as motos se confundiam e não se sabia quem estava na frente. Um pega lindo!
Na briga pelo terceiro lugar # Joni Saling e #288 Bruno da Silva também trocavam posições em um show de ultrapassagens. Na quinta posição, # 114 Daniel Carneiro havia construído uma vantagem confortável para #118 Leocir que já estava na sexta posição. E na sétima posição nada estava definido, pois # 70 Castropil tinha na sua roda traseira a presença constante da Hornet 600cc de #117 Danilo Lewis, sem dúvida, uma bela promessa para o futuro do nosso motociclismo!
Vamos voltar para a ponta da corrida.
Mostrada a placa de três voltas, #18 Gringo e #771 Cristobal tem pela frente a difícil tarefa de ultrapassar um grupo de retardatários que disputam entre si. # 18 Gringo titubeia e # 771 Cristobal volta à ponta.
Mas, na freada do final da reta principal, # 18 Gringo dá o bote e o ultrapassa... para ser ultrapassado novamente duas curvas depois!
Faltando duas voltas para o final da corrida, os dois ponteiros andam no limite e fazem as suas melhores voltas.
#18 Gringo supera #771 Jaime por apenas 18 milésimos de segundo! E, começa a última volta!
A vantagem de # 771 Jaime já não existe mais e # 18 Gringo tenta a ultrapassagem na curva do Pinheirinho, mas não dá certo.
Os dois descem o “S de alta” colados e vão para a freada da rápida curva da Vitória, a última chance de uma ultrapassagem antes da bandeirada. #771 Jaime sabe disso e mantem uma trajetória fechada, porem mais lenta.
Mas # 18 Gringo escolhe a linha de fora, entrando com mais velocidade na reta de chegada para ultrapassar #771 Jaime. Porem,... no momento final.... # 18 Gringo para garantir a vitória, cruza a trajetória de # 771 Jaime!
As motos se tocam perigosamente e #771 Jaime se desequilibra a mais de 200 Km/h, mas consegue controlar a sua moto pondo os pés no chão, escapando de um sério acidente de conseqüências imprevisíveis.
E, para se ter uma idéia da pouca distancia entre eles, mesmo com o desequilíbrio da moto de #771 Jaime, a diferença entre eles na bandeirada foi de apenas 185 milésimos de segundo! Um belíssimo show de pilotagem dos dois pilotos! Outra surpresa foi o terceiro lugar de Joniran Saling, logo na sua primeira corrida em uma disputa renhida com #288 Bruno da Silva.
Porem, minutos depois da bandeirada, a direção de prova julgou a manobra de # 18 Gringo como muito arriscada e optou por desclassificar a moto #18 da corrida.
Gringo lamentou a decisão, pois a manobra não fora proposital, mas mesmo assim, o diretor de prova manteve a desclassificação por entender que, mesmo sem intenção, a manobra foi muito imprudente e arriscada.
Decisão dura da direção de prova, mas que reafirma um dos princípios que norteou a formação da APSBK, que é a da segurança em primeiro lugar.
E demonstra que é possível se disputar corridas sem manobras de risco, que muitas vezes são vistas até nos campeonatos mundiais de motociclismo.
Com isso, a vitória ficou com # 771 Jaime Cristobal e todos os pilotos acabaram por subir uma posição no resultado final. Classificação geral da primeira corrida: 1) #771 Jaime Cristobal 2) #121 Joniran Saling 3) #288 Bruno da Silva 4) #114 Daniel Lenzi Carneiro 5) #118 Leocir “Léo” de Oliveira
Classificação da primeira corrida por categorias: SBK PRO SBK IE 1) #771 Jaime Cristobal 1) # 17 Reinaldo Mendes 2) #288 Bruno da Silva 2) # 71 Jun Sakakibara 3) # 70 Ricardo Castropil 3) #111 Ryan Verdeiro
SS 1000 1) #121 Joniran Saling 2) #114 Daniel L. Carneiro
SS 750 1) #118 Leocir de Oliveira 2) #117 Danilo Lewis 3) # 36 Emerson da Silva Vaz
Domingo 05-09 Segunda Corrida: Apesar do episódio da desclassificação de # 1 Gustavo Rodriguez, a corrida de sábado apresentou um belo espetáculo com disputas ferrenhas por várias posições e tudo levava a crer que essa segunda corrida também prometia. Porem, o grid desta segunda corrida, que é formado pelo resultado da corrida anterior, sofria algumas baixas.
No choque entre as duas motos que disputavam a ponta da primeira corrida, o disco de freio esquerdo da moto de # 77 Jaime Cristobal ficou avariado. Por conta disso, não teríamos a presença do vencedor da corrida da véspera.
Alem disso, o #1 Gustavo “Gringo“ Rodriguez deveria largar dos boxes, pois fora desclassificado, ficando sem resultado na primeira corrida.
Então, # 121 Joniran Saling, que se preparava para a segunda largada da sua vida, estava sem ninguém à sua frente! Bom, tudo pronto.........Luz vermelha ....... e laaarrrgaaaraam!! # 121 Joniran mantem a ponta, seguido por #288 Bruno da Silva, #2 Tenebra e # 114 Daniel Carneiro. O # 118 Leocir fica um pouco mais para trás, com dificuldades com cambio da sua moto, enquanto o jovem piloto # 117 Danilo Lewis briga com # 36 Emerson Vaz pela sexta colocação.
Largando dos boxes e sem ter ninguém para atrapalhar o seu ritmo, #1 Gringo vem galgando muitas posições, volta a volta, buscando a ponta. Na quinta volta, ele já é o oitavo colocado, na décima volta o quarto colocado, colado em #114 Daniel Carneiro que faz uma corrida tranqüila para somar mais pontos, aumentando a sua liderança na categoria SS1000. Durante oito voltas, #288 Bruno da Silva e # 121 Joniran Saling trocaram de posições, discutindo qual dos dois ficaria na frente, mas a maior regularidade de #121 Joniran Saling pagou dividendos e determinou que ele estivesse apto a subir mais alto no pódio. Porém, # 1 Gringo vem andando num ritmo alucinante e alcança os líderes faltando duas voltas e meia para o final. Na volta final, a corrida tem um novo líder: o atual campeão #1 Gustavo Rodriguez. E cruzam a bandeirada, # 1 Gustavo “Gringo” Rodriguez, # Joniran Saling, # 288 Bruno da Silva, #114 Daniel Carneiro e #2 Élson “Tenebra” Otero na classificação geral. Classificação da segunda corrida: SBK PRO 1) # 18 Gustavo Rodriguez – Grinbrakes/Galfer/Visualize 2) # 288 Bruno da Silva – Colégio Alpha / The Garage 3) # 02 Élson “Tenebra” Otero – Duas Rodas/Viva Motos/Vaz/ Frigeri
SBK IE 1) # 17 Reynaldo Mendes – Steel Nutrition 2) # 71 Jun Sakakibara – Bordsak 3) #111 Ryan Verdeiro - SS 750 1) # 118 Leocir de Oliveira – Grinjets Racing Team 2) # 36 Emerson da Silva Vaz – CWB Acessórios / Ar Dutos 3) # 117 Danilo Lewis – Blog do Giglio / Corneta Ferramentas SS 1000 1) # 121 Joniran Saling – Speed Motocenter 2) # 114 Daniel Lenzi Carneiro – Grinjets Racing Team / Nortefios Ltda
Para saber mais sobre a Copa APSBK Mercosul de Superbikes, ver fotos das corridas e detalhes dos bastidores, entre no site www.apsbk.com ou mande um e-mail para apsbk@apsbk.com.br para se cadastrar e receba as notícias diretamente na sua caixa postal eletrônica. A próxima etapa da Copa APSBK Mercosul de Superbikes será no autódromo de Pinhais, na grande Curitiba, nos dias 23 e 24 de Outubro. Não perca! Nos encontraremos lá!!
|