Nova pagina 1

Copas de 2000 a 2012

www.assueriosilva.com

 






Untitled Document

Visitas desde
março de 2001

 


2ª Etapa da Copa APSBK Mercosul de Superbikes 2009

Fonte: APSBK

Bem, amigos da motovelocidade, tivemos fortes emoções na segunda etapa da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade.
E fortes emoções são uma constante neste campeonato que está na sua 10.a edição consecutiva, coisa bastante difícil de acontecer por estas plagas.

Sempre fiel ao seu formato inicial, a Copa APSBK tem oito etapas, cada etapa com duas corridas de pontuação independente e é o maior campeonato do Brasil em número de provas,
A Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade é também o único campeonato de força livre do território nacional, com um regulamento simples, adequado a realidade desse esporte e de fácil controle.
Em 2002, nasceu a Grinjets Superbike Racing School, uma escola de pilotagem com enfase em formar pilotos e divulgar as técnicas envolvidas na pilotagem esportiva de motocicletas.
No ano seguinte, nasceu o primeiro campeonato em terras brasileiras concebido para alunos que saíram de escolas de pilotagem, de forma que o novato nesse esporte possa competir com pilotos do seu próprio nível e experiencia, competindo sob supervisão adequada e de forma segura, longe dos rachas em estradas e praticando o esporte no lugar certo, um autódromo.  
Estas iniciativas impulsionaram o motociclismo no sul do Brasil de uma forma impressionante, fazendo com que neste últimos anos, o nível de competitividade dos campeonatos que nasceram posteriormente crescesse muito, se beneficiando de uma iniciativa tomada por.....pilotos!
Afinal de contas, são eles que entendem de acelerar, são eles que fazem o show!!
   

Bem, vamos para a primeira corrida da segunda etapa!

Sábado - 23/05
Um sábado digno de uma foto!
Sol de outono, temperatura agradável, gente bonita passeando pelos boxes, tudo perfeito para a prática da motovelocidade.
Na tomada de tempos, vimos mais uma ferrenha disputa entre os pilotos #34 Bruno Corano, equipe Suzuki/Santander e #51 José Luiz "Cachorrão" Camargo, da Cachorrão Racing Team e # 1 Gilberto Silva Jr.,  que desta vez, sem problemas de saúde, vinha lutar pela pole position da categoria SBK-PRO.
E a posição de honra no grid ficou com o piloto da Cachorrão Racing Team, #51 José Luiz "Cachorrão" Camargo, com o tempo de 1.25:227.
Logo atrás, # 1 Gilberto "Gadão" Silva Jr. ficava com a segunda posição, aparentemente sem um bom acerto de moto.
Na terceira posição vinha # 34 Bruno Corano já na casa dos 1.26: segundos, seguido por seu companheiro de equipe Suzuki Santander # 37 Ricardo Shimohara na quarta posição.
Diego Pretel # 8 vinha na quinta posição, seguido por # 72 Paulo Amaral Gabriel que seria também o primeiro piloto da categoria SBK Máster, para pilotos maiores de 40 anos, em sexto lugar.  
Na categoria SBK-IE, para alunos que saíram  de escolas de pilotagem, a pole position ficou com # 00 Carlos "Dr. Pera" Pereira Neto, que largaria na sétima posição geral, mostrando que esta é a categoria mais disputada da Copa APSBK, com vários pilotos virando tempos próximos e todos aptos à conquista do título.
Temos que destacar o desempenho dos estreantes # 40 Julio Cecchia e # 50 Marcelo Figueiredo que, na primeira visita ao circuito de Curitiba, viravam tempos muito bons.
Alem disso, # 50 Marcelo Figueiredo fazia a sua primeira corrida!
Na categoria SS 750, para motos de 600cc a 750cc, o pole position foi novamente o piloto # 118 Leocir Oliveira de Suzuki GSXR 750, logo à frente da piloto # 131 Tati Berger que corria no sacrifício, vítima de uma pneumonia dupla!
Na última posição vinha o piloto argentino #111 Fernando Cidade, que teve alguns problemas com sua moto e conseguiu fazer apenas uma volta nos treinos classificatórios.
Para piorar, Fernando se recuperava de uma indisposição estomacal que acontecera na viagem de chegada.
Não sei se voces lembram, mas na corrida passada tivemos a participação de outra piloto, a # 54 Adriana Cognolato.
Bem, desta vez ela não pode vir, mas mesmo assim....mandou o marido!
Pois é, com a moto #53 Fabiano Cognolato também estava participando desta etapa na categoria SBK PRO e largaria na 15. posição.
Vamos ver se na próxima etapa, veremos o veloz casal juntinhos no grid.

Primeira Corrida: Sábado - 23/05

Parecia que # 51 "Cachorrão" tinha um ritmo um pouco melhor que os seus seguidores, mas a verdade aqui na Copa APSBK Mercosul de Superbikes, só se estabelece na bandeira quadriculada.
No grid, via-se um lugar vago.
O piloto # 8 Diego Pretel, que foi a sensação da etapa passada com as suas derrapagens controladas, quebrou o cambio da sua moto e não largaria nesta etapa.

Bem, tudo pronto para a largada........luz vermelha.......apagou e LAAARRRGAAARAMM!
O pelotão arrancou velozmente mantendo a ordem do grid até a primeira freada da corrida e aí # 1 Gadão mostrou as suas garras e pulou para a ponta da corrida.   
Rapidamente o grupo dos quatro primeiros começou a se destacar, enquanto logo atrás começaria a se formar outro grupo que se tornaria a sensação desta corrida na briga pela quinta posição.
Na ponta, pouco a pouco, # 1 Gadão e # 51 Cachorrão começaram a se destacar, baixando os tempos volta a volta.
Bruno Corano # 34 vinha em terceiro, lutando para manter o ritmo insano dos dois ponteiros, com a companhia de # 37 Ricardo Shimohara nos seus calcanhares.
Mais atrás, o primeiro colocado da SBK-IE era # 00 "Dr. Pera", com #13 Aranha, #27 Bado, # 72 Paulo Gabriel e #33 Luciano Fracaro, que estreava em uma nova equipe, a Grinjets Team, do ex-multi campeão Gustavo "Gringo" Rodriguez.
Alías, Gringo nos disse que abandonou as pistas de vez e que resolveu ser "el gran jefe del equipo ganador"!
Este segundo pelotão de pilotos teve a breve participação do estreante # 40 Julio Cecchia durante parte da primeira volta, até o piloto passar reto na curva da entrada do miolo e voltar atrás do pelotão.
E os tempos caiam em todas as voltas!
Sempre que # 1 Gadão baixava meio segundo, # 51 Cachorrão o acompanhava e, com isso foram deixando # 34 Bruno Corano e # 37 Ricardo Shimohara cada vez mais para trás, isolados na terceira e quarta posição.
Mas as verdadeiras emoções já estavam acontecendo desde as primeiras voltas naquele grupo que pelejava pela quinta posição e pela liderança da categoria SBK-IE.
Vindo de uma má largada, # 33 Luciano Fracaro alcançou o pelotão formado por # 27 Bernardo Kochen, # 72 Paulo Amaral Gabriel, # 13 Marcos "Aranha" Aurélio e # 00 Carlos "Dr. Pera" Pereira Neto, que já brigavam entre si.
E começaram uma luta infernal, trocando de posições curva a curva, sem que houvesse um favorito ao quinto lugar.
Quando um conseguia a liderança do pelotão, outro o buscava usando o vácuo na longa reta do circuito de Pinhais, reiniciavam a disputa e logo, os demais pilotos se reuniam novamente.
E assim foi até que, faltando quatro voltas para o final, # 33 Luciano Fracaro conseguiu se destacar e abrir um pouco do grupo, seguido por # 13 "Aranha".
Vale lembrar que todos estes tres pilotos,  exceto # 72 Paulo Gabriel e # 27 Bernardo "Bado" Kochen que são pilotos da SBK-PRO, estão iniciando a sua segunda temporada na categoria SBK-IE, mas mesmo assim já estão dividindo freadas e tomadas de curva com os pilotos da SBK-PRO, mostrando um rápido desenvolvimento na pilotagem.   
Voltando para a ponta da corrida, # 1 Gadão seguia forte com # 51 Cachorrão atrás e, nesse ritmo alucinante.... # 1 Gadão bate o recorde oficial da pista na Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade, com o tempo de 1.24:088, média horária de 158,191 Km/h!!!
E # 51 Cachorrão também fez na mesma volta, a segunda volta mais rápida da corrida, apenas 162 milésimos de segundo mais lento!
Mas, essa corrida já tinha dono e # 1 Gadão cruzou a linha de chegada na frente, com uma pequena vantagem para o segundo colocado # 51 Cachorrão.
O terceiro posto da corrida também foi uma surpresa, pois # 37 Ricardo Shimohara surpreendeu o seu companheiro de equipe # 34 Bruno Corano no final da corrida, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de apenas um segundo sobre o quarto colocado.
Parecia que estava tudo decidido lá no quinto lugar, ou o primeiro posto da categoria SBK-IE, mas os novatos ainda tinham "gás" para queimar!
Nas tres últimas voltas, "Aranha" e sua Yamaha R1 encurtaram a distancia para # 33 Fracaro, preparando o bote para o final.
E no começo da última volta, "Aranha" pegou o vácuo da Suzuki 1000 de # 33 Fracaro que imediatamente puxou a moto para o meio da reta, deixando o lado de fora para # 13 Aranha e assim foram para o final da reta, lado a lado.
Frearam no limite as suas motos e.... # 13 Aranha acabou espalhando um pouco, saindo da trajetória ideal, deixando o caminho livre para # 33 Luciano Fracaro receber a bandeirada na quinta posição, melhor colocado na SBK-IE.
Chegando na sétima posição, # 72 Paulo Gabriel de Suzuki 1000 conseguiu ultrapassar a dupla verde das Kawasaki 1000, # 00 Dr. Pera e # 27 Bernardo "Bado" Kochen.            
Na categoria SS 750, #118 Leocir Oliveira e sua Suzuki 750 veio acompanhando alguns pilotos da SBK-IE, que corriam com motos de 1000cc. Com isso, conseguiu abrir uma boa distancia sobre os seus perseguidores, fazendo uma corrida tranquila na liderança da SS 750.
Fernando Cidade # 111, piloto Argentino de Posadas que também concorria na mesma categoria, recuperou-se muito bem durante a corrida e conseguiu a segunda posição na bandeirada, com # 61 Sergio Schneider vindo a seguir.
A piloto # 131 Tati Berger que vinha à frente de # 61 Sergio Schneider, corria sob efeito de antibióticos por conta de uma pneumonia dupla e acabou parando a duas voltas do final por estafa física.

O resultado da primeira corrida foi:

SBK-PRO                                                        SBK-IE  
1) #  1  Gilberto "Gadão" Silva Jr.               1) #  33 Luciano Fracaro
2) # 51 Jose Luiz "Cachorrão" Camargo      2) #  13 Marcos "Aranha" Aurélio
3) # 37 Ricardo Shimohara                        3) #  00 Carlos "Dr. Pera" Pereira Neto
4) # 34 Bruno Corano                              4) #181 Everton Felizardo
5) # 72 Paulo Amaral Gabriel                    5) #  40 Julio César Cecchia


SS 750                                                  SBK Máster (pilotos acima de 40 anos)
1) # 118 Leocir Oliveira                           1) # 72 Paulo Amaral Gabriel
2) #111  Fernando Cidade                       2) #  2 Élson "Tenebra" Otero
3) # 61   Sergio Schneider
4) #131 Tati Berger


Domingo - 24/05   
Esse final de semana merecia muitas fotos!
Pois, embora com um pouco menos de sol, o domingo continuou com tempo firme e céu azul, agora com algumas nuvens, sem ameaça de chuva.
Alguns pilotos acordaram cedo para o warm-up.
Entre eles, # 51 Cachorrão se esforçava para afinar a moto, pois também queria subir no degrau mais alto do podium.
# 131 Tati Berger e # 181 Everton Felizardo foram outros dois que treinaram com a pista ainda fria, sendo que Everton acabou caindo sem maiores consequencias para o piloto ou moto.
O piloto argentino # 111 Fernando Cidade que se sentia muito melhor, declarou-se apaixonado pelo traçado de Pinhais que considerou muito veloz e amplo, muito diferente dos autódromos argentinos, geralmente bem mais travados.
E, vamos para as emoções da segunda corrida desta etapa da Copa APSBK.

Segunda Corrida: Domingo - 24/05

Motores gritando, giros subindo...luz vermelha.....apagou e LAARRGAARAAMM!!
O # 51 Cachorrão pulou na ponta, mas já na reta oposta # 1 Gadão assumiu a liderança com os dois seguidos de perto por # 37 Ricardo Shimohara, # 13 Marco "Aranha" Aurélio (!!), # 34 Bruno Corano, # 33 Luciano Fracaro, # # 72 Paulo Gabriel e # 00 "Dr. Pera".
Isso na primeira volta, pois já na segunda volta, os pilotos da Suzuki Santander ultrapassaram # 13 Aranha que fizera excelente largada e começaram a caçar os líderes.
E, de novo começava a se desenhar a mesma luta insana pela quinta posição, entre os mesmos protagonistas da primeira corrida.
Porem, # 33 Luciano Fracaro tinha largado melhor e sua moto conseguia um desempenho melhor do que quase todos os seus perseguidores.
Sim, quase todos, pois # 00 "Dr. Pera" pos a faca nos dentes e encostou com sua Kawa 1000 em # 33 Fracaro para disputar a ponta da categoria SBK-IE também.
Mais atrás, Fernando Cidade # 111 e sua Honda CBR 600, mostrando a garra argentina, duelava com # 118 Leocir Oliveira pela melhor colocação da categoria SS 750. Fernando # 111 usou o mesmo artifício de # 118 Leocir na primeira corrida, acompanhando algumas motos de 1000cc para obter melhor rendimento de sua Honda 600cc e conseguiu assim vencer essa categoria.
Já a piloto Tati Berger #131, embora melhor de saúde, não teve o mesmo desempenho da véspera, deixando # 61 Sergio Schneider na terceira posição da SS 750.
Mas, as grandes emoções estavam lá na frente!
Gadão # 1 não tinha a mesma performance de sábado e # 51 Cachorrão percebeu logo isso, atacando o ponteiro insistentemente.
Alem disso, a pista estava um pouquinho mais lenta no domingo, com todos os pilotos virando tempos mais altos.
Em terceiro, # 34 Bruno Corano passou # 37 Ricardo Shimohara que não virava bem, restabelecendo a hierarquia na equipe, mas estava já um pouco longe dos líderes para brigar pela ponta.   
Até que na sexta volta, # 51 Cachorrão conseguiu passar à frente da corrida e, na volta seguinte já abria um pouco de # 1 Gadão.
Embora tenha cometido um pequeno erro na volta seguinte, # 51 Cachorrão parecia ter ritmo para vencer a corrida com alguma folga e assim foi.
É, foi....... o motor pro espaço!!
Na nona volta, a bela Yamaha R1 entrou no miolo com um ronco feio, perdendo nitidamente desempenho....e deixando # 51 Cachorrão desolado, já a caminho dos boxes.
Uma pena, pois Cachorrão vinha forte e os líderes fariam um show de pilotagem até o final da prova, com certeza.
Com isso, # 1 Gadão só tinha que levar a sua Honda CBR 1000 negra para a bandeirada.
E ele levou, mostrando que o final de semana realmente tinha dono: # 1 Gadão!
Lembram daquela briga pelo quinto lugar entre os pilotos da SBK-IE?
Com o abandono de # 51 Cachorrão, agora seria pelo quarto lugar!
E # 00 "Dr. Pera" tentou... tentou... tentou até o fim, colado na rabeta da Suzuki de # 33 Fracaro, mas não conseguiu.
Os dois receberam a bandeirada, lado a lado, separados por apenas 133 milésimos de segundo!!
Outro destaque desta prova foi o desempenho do estreante # 50 Marcelo Figueiredo que chegou em sexto lugar na categoria SBK-IE, na frente de pilotos muito mais experientes, logo na sua primeira corrida!

E vamos aos resultados da segunda corrida desta etapa:              


SBK PRO                                                        SBK-IE
1) #   1 Gilberto "Gadão" Silva Jr.           1) #  33  Luciano Fracaro
2) # 34 Bruno Corano                            2) #  00  Carlos "Dr. Pera" Pereira Neto
3) # 37 Ricardo Shimohara                    3) #  13  Marcos "Aranha" Aurélio
4) # 72 Paulo A. Gabriel                        4) #181  Everton Felizardo
5) # 27 Bernardo "Bado" Kochen           5) #  40  Julio C. Cecchia

SS 750                                          SBK Máster (pilotos acima de 40 anos)
1) # 111 Fernando Cidade (ARG)           1) # 72 Paulo Amaral Gabriel
2) # 118 Leocir Oliveira                        2) #   2 Élson "Tenebra" Otero
3) #  61  Sergio Schneider
4) # 131 Tati Berger

A volta mais rápida da corrida, que dá direito a um ponto extra, ficou com # 1 Gilberto "Gadão" Silva Jr., com o tempo de 1.24:088, média horária de 158.191 Km/h, novo recorde da Copa APSBK Mercosul de Motovelociodade para o autódromo de Pinhais.

Mais fantásticas disputas ocorrerão nos dias 27 e 28/06 próximos, quando nos encontraremos no autódromo de Pinhais, na grande Curitiba, para a terceira etapa da Copa APSBK Mercosul de Superbikes.
Até lá!!

 

www.assueriosilva.com